Home Povos e Tribos Mapuches do Chile

Mapuches do Chile

4667
0
Flickr: Claudio Cáceres

Os mapuches são um povo indígena da região centro-sul do Chile e do sudoeste da Argentina. São conhecidos também como araucanos, denominação que caiu em desuso na contemporaneidade e que é desprezada por esta etnia e que no entanto, predomina na historiografia por um longo período que abarca os primeiros contatos com os espanhóis até meados do século XIX.

Os grupos localizados entre os rios Biobío e o Toltén conseguiram resistir com êxito aos conquistadores espanhóis na chamada Guerra de Arauco, uma série de batalhas que durou 300 anos, com largos períodos de trégua. A coroa de Espanha reconheceu a autonomia destes territórios até que, várias décadas depois, foram invadidos pelos estados chileno e argentinos que estabeleceram uma série de “reduções” (Chile) e “reservas (Argentina) onde muitos mapuches foram confinados. As populações mapuches do século XXI são geralmente urbanas, mas mantém vínculos com suas comunidades de origem e subsistem em suas reivindicações por território e reconhecimento de suas especificidades culturais.

Mapuches

Etimologia:
A denominação mapuche ou mapunche significa gente da terra em sua língua, como alusão às pessoas que reconhecem sua pertença e integração a um território. Em algumas regiões, ambos os termos são utilizados com pequenas diferenças de significado.

Especula-se que o nome araucano proceda da palavra quechua awqa, “inimigo”, “selvagem” ou “rebelde”, ou de palqu, “silvestre”, tendo sido lhes dada pelos incas ou pelos espanhóis. Segundo os cronistas, os incas denominavam à população que habitava o sul do rio Choapa de purumauca. Os espanhóis adotaram a denominação auca para se referir a ela. Da mesma forma, postula-se que, não sendo uma palavra quechua, o termo poderia ser uma derivação da palavra mapuche Ragko (“água ruidosa”) castelhanizada, que os conquistadores haviam utilizado para os habitantes de um lugar com este nome e que logo havia se estendido a todos os povos restantes daquela região.

Os mapuches repudiam o uso do nome araucano, uma vez que esta denominação lhes foi outorgada por seus inimigos. A palavra awka foi adotada pelos mapuches com o significado de “indômito”, “selvagem” o “bravo” e eles próprios posteriormente também utilizaram este mesmo termo em referência aos tehuelches.

Língua:
Os mapuches falam língua ameríndia da família penutiana, falada na região central do Chile e no Norte da Argentina, também chamada de araucânio ou Mapudungun.

Estima-se que hoje existam cerca de 900.000 mapuches no Chile e na Argentina.

Fonte: Wikipedia
Imagem: Andy McCullough

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here